publicações | DOCOMOMO Brasil A Segunda Idade do Vidro

A SEGUNDA IDADE DO VIDRO – TRANSPARÊNCIA E SOMBRA NA ARQUITETURA MODERNA DO CONE SUL AMERICANO – 1930 / 1970
Carlos Eduardo Comas, Sergio Moacir Marques (Org.)

Porto Alegre, Editora UniRitterPorto Alegre, Editora UniRitter, 2007, 308 p. ilustradas.

O aspecto da transparência é da maior importância na arquitetura moderna. Tem nos grandes panos de vidros seu índice mais evidente. Não se limita a questões materiais e técnicas, mas se estende a uma condição ambígua,  indo além da substância para adentrar o domínio da metáfora, do sentido figurado. Na casa de vidro nada há para esconder, inclusive as operações que criaram o edifício e a nitidez com que são reveladas. A contraparte da luz cristalina indiscriminadamente banhando tudo e todos é a progressão sutil mas necessária para a translucidez, a superposição de planos e a sombra, que os trópicos não temem, acolhem com alívio. 
Tanto os reflexos imediatos como os simbólicos da modernidade se enriquecem no embate com a realidade da arquitetura brasileira, platina, chilena, pela simultânea aplicação e inversão de seus valores: o brise protegendo o vidro, a varanda matizando a claridade, o frescor da escuridão propondo uma transparência indevassável. Na segunda idade do moderno, desmaterializar o vidro será tão estimável quanto torná-lo opaco, sombra e transparência se combinando em jogos nada literais; presentes neste livro em distintas e variadas aproximações.

Da apresentação de RUTH VERDE ZEIN na contracapa do livro

Sumário

PREFÁCIO I
Carlos Eduardo Dias Comas

PREFÁCIO II
Sérgio Marques

INTRODUÇÃO I
Alfonso Corona Martinez

INTRODUÇÃO II
Fernando Diez

 

PROJETOS URBANOS, PAVILHÕES E EQUIPAMENTOS

Horizontes e Cerramentos na Cidade dos Prismas (Universidade do Rio de Janeiro, 1936)
Rogério de Castro Oliveira

Simples Abrigo, Límpida Ruína, Modernidade Real: o museu das Missões de Lucio Costa
Carlos Eduardo Dias Comas

Antonio Bonet e a Arquitetura do Cone Sul: o exemplo de Punta Ballena
Luís Henrique Haas Luccas

Recoleta Underground
Cláudia Piantá Costa Cabral

 

ESCRITÓRIOS, APARTAMENTOS E ESQUADRIAS

Transparência e Permeabilidade: diálogos entre tradição e modernidade nos pisos térreos dos Irmãos Roberto no centro do Rio de Janeiro (1936-1952)
Cláudio Calovi Pereira

Olhos que avistam a Cidade: a poética das janelas na arquitetura de Arnaldo Gladosch
Anna Paula Canez

Controle de Radiação Solar: Estratégia de Projeto para clima temperado (mediterrâneo) Jockey Club do Rio Grande do Sul
Heitor da Costa Silva

Edifício Armênia
Helena Karpouzas e Marta Peixoto

“Filtro Solar – Fator Paralelo 30”: o FAM e a arquitetura moderna brasileira no sul
Sérgio Marques

 

CASAS, NOTAS E BALANÇOS

Opacidade e Transparência nas Residências do Brutalismo Paulista
Maria Luíza Adams Sanvitto e Silvia Carneiro Leão

Transparência e Sombra: o plano horizontal na arquitetura paulista
Edson da Cunha Mahfuz

O Vidro na Linguagem de Oscar Niemeyer
Benamy Turkienicz e Rosirene Mayer

 

DIFUSÃO E PERSPECTIVAS

Arquitetura Moderna e o Tema Industrial no Rio Grande do Sul: O caso exemplar da Refinaria Alberto Pasqualini
Viviane Villas Boas Maglia

Dois Palácios e uma Praça: Transparência e sombra nos Alto da Praia
Andréa Soler Machado

O Muro da Mauá em Porto Alegre: a não transparência, a controvérsia e os significados do lugar
Renato Holmer Fiore

Luz e Sombras nos Espaços Abertos Urbanos do Subtrópico Úmido: a iluminação natural da cidade tropical
Lucia Mascaro e Juan Mascaró

 

PROGRAMA DO I SEMINÁRIO DOCOMOMO SUL
A Segunda Idade do Vidro – Transparência e Sombra na Arquitetura Moderna do Cone Sul Americano – 1930 – 1970